quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Abbey Road - O Álbum

No dia 8 de Agosto de 1969, os Beatles resolveram atravessar uma rua qualquer da Inglaterra para uma sessão de fotos. Uma delas foi escolhida para a capa do que viria a ser o último álbum da banda. E a rua, até então desconhecida, virou um dos maiores ícones do mundo da música. Pessoas recriam a cena em outros lugares, tamanha é a vontade de atravessar Abbey Road. Lá ainda existe uma câmera ligada 24 horas filmando tudo o que se passa na mesma faixa de pedestres em que um dia pisaram Paul, Ringo, John e George .
A idéia inicial era chamar o álbum de Everest, em homenagem à marca de cigarro preferida do engenheiro de som da banda, Geoff Emerik.  Porém, os Beatles não curtiram muito a idéia de fotografar no Himalaia e decidiram tentar algo mais perto de casa. Como estavam gravando em um estúdio que ficava em Abbey, tiveram a brilhante idéia de homenageá-lo. Hoje, centenas de bandas gravam no estúdio, e algumas sessões até aparecem em um programa de TV chamado Live From Abbey Road, exibido aos sábados pela Sony Entertainment Television.
A foto é tão famosa que até intensificou uma lenda, existente na época, de que Paul McCartney havia morrido e sido substituído por um sósia, Billy Shears. O boato começou com um dj americano chamado Russ Gibbs. Na capa do disco,  Paul é o único que está com a perna esquerda na frente, segurando um cigarro e descalço. No fusca estacionado atrás de George, a placa tinha final 28, o mesmo número de anos que Paul teria se estivesse vivo. E, de acordo com Gibbs, os Beatles teriam dado pistas de sua morte também na capa do lendário Sgt Peppers. Loucura né? O fato é que o boato tomou uma proporção tão gigantesca, que o próprio Paul veio a público desmentir a história. Em 1993, ele lançou um álbum ao vivo e o chamou de “Paul is Live”, em homenagem aos rumores do passado.
Mas agora falando sobre as músicas do álbum, eu particularmente acho o melhor álbum dos Beatles, sua sonoridade eh incrível, cada faixa te contagia de uma certa maneira que é dificil até de explicar, só ouvindo mesmo, eu recomendo. Nesse álbum também q George Harrison se consolidou como compositor de alto nível, emplacando duas músicas clássicas no álbum.
Abbey Road começa com Come Together, um clássico do rock, um riff de baixo marcante e uma letra que fala sobre um carinha esquisitão, viagens de John Lennon, ótima música.
Depois vem Something uma balada de amor que George Harrison escreveu para sua esposa, e é uma das mais belas musicas de amor dos Beatles, tanto que virou o 1° single do álbum, e também é a 2° música + regravada do mundo, soh perdendo para "Yesterday" tb dos Beatles. O álbum segue com a sombria letra mas melodia animada de "Maxwell's Silver Hammer", o vocal rasgante de Paul em "Oh Darling", Ringo conduzindo o vocal em "Octopus's Garden" a música agressiva mas de amor do John criada especialmente para a japa feiosa Yoko Ono, a "I Want You (She's So Heavy)" depois vem "Here Comes The Sun", uma ótima melodia criada por George Harrison, bela música...segue "You Never Give Me Your Money", depois dela vem a famosa Medley do álbum(Músicas inacabas de John e Paul q se unem e talz) começa com "Sun King" onde eles arriscam umas palavras em espanhol, "Mean Mr. Mustard/Polythiene Pam/She Came In Through The Bathroom Window" empolgantes d+ rsrss..."Golden Slumbers/Carry That Weight/The End" fecham o álbum em grande estilo, na The End tem um pequeno solo de bateria do Ringo e depois as guitarras de John, Paul e George se revesam criando um solo genial...ah tava esquecendo depois de "The End" ainda tem a "Hey Majesty" uma musica de apenas 38 segundos, mas uma bela melodia de violão e a voz de Paul acompanhando....enfim um álbum que vc tem que ouvir, garanto q naum irá se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário